As equipes de resgate encontraram nesta quarta-feira mais 12 corpos no cume do monte Ontake, no centro do Japão, e, com isso, subiu para 48 o número de mortos pela erupção do vulcão, informou a emissora pública NHK.
Durante a manhã, a operação de resgate encontrou sete corpos de montanhistas e, horas mais tarde, outros cinco corpos foram localizados. A operação está sendo realizada por policiais, bombeiros e membros das Forças de Autodefesa (Exército).
As equipes de resgate começaram a vasculhar hoje a face sul do vulcão, área que até o momento não tinha sido alcançada devido à má visibilidade e ao perigo de uma nova erupção.
O monte Ontake, o segundo vulcão mais alto do Japão, começou a expulsar fumaça, rochas e cinzas no sábado quando centenas de pessoas estavam praticando montanhismo no local.
O atual número de mortos transformou esta tragédia na pior causada por uma erupção vulcânica no Japão desde a Segunda Guerra Mundial. Vulcões entram em erupção periodicamente no Japão, um dos países de maior atividade sísmica do mundo, mas não havia registro de mortes desde 1991, quando 43 pessoas morreram após uma erupção no Monte Unzen, no sul.
Com informações da EFE e Reuters.