Tailândia: mais de 180 mil cambojanos deixaram o país

Êxodo em massa ocorreu nos últimos dias, após o anúncio da junta militar de que os trabalhadores estrangeiros em situação irregular serão detidos e deportados

17 jun 2014 - 09h11
<p>Cambojanos carregam seus pertences enquanto caminham para atravessar a fronteira em Aranyaprathet, em Sa Kaew, Tailândia, em 15 de junho</p>
Cambojanos carregam seus pertences enquanto caminham para atravessar a fronteira em Aranyaprathet, em Sa Kaew, Tailândia, em 15 de junho
Foto: Reuters

Cerca de 180.000 cambojanos abandonaram a Tailândia nos últimos dias após o anúncio do novo regime militar de que combaterá a imigração ilegal por considerá-la uma ameaça.

Publicidade

O êxodo em massa de trabalhadores que ajudam a manter as indústrias tailandesas mais importantes, como a agricultura, ocorreu após o anúncio da junta militar de que os trabalhadores estrangeiros em situação irregular serão detidos e deportados.

"O número de cambojanos que retornam da Tailândia a Poipet (o principal posto fronteiriço entre os dois países) chegou nesta manhã a mais de 157.000 em pouco mais de uma semana", disse Kor Sam Saroeut, governador da província norte-ocidental Banteay Meanchey, onde se localiza o posto de controle.

Outras 20.000 cruzaram a fronteira por O'Smach, 250 km a nordeste de Poipet, segundo o governador e um policial cambojano.

No passado, as autoridades tailandesas fizeram vista grossa com a imigração ilegal, já que precisavam de mão de obra para suprir o crescimento da economia.

Publicidade

Mas agora a Tailândia está em risco de recessão depois que a economia se contraiu 2,1% no primeiro trimestre de 2014.

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações