Tailândia: militares nomearão governo interino até setembro

13 jun 2014 - 06h35
(atualizado às 07h48)
<p>O comandante do Exército da Tailândia, general Prayuth Chan-ocha, chega ao Royal Thai Army Club, em Bangcoc, na Tailândia, em 13 de junho</p>
O comandante do Exército da Tailândia, general Prayuth Chan-ocha, chega ao Royal Thai Army Club, em Bangcoc, na Tailândia, em 13 de junho
Foto: AP

A junta militar da Tailândia nomeará até setembro um governo interino, que será responsável por organizar eleições gerais, anunciou o general Prayut Chan-O-Cha, comandante das Forças Armadas, que tomaram o poder em 22 de maio.

Publicidade

"Um novo governo será nomeado em agosto ou no início de setembro", disse Prayut Chan-O-Chanmn, que não descartou a possibilidade de assumir o posto de primeiro-ministro. Mas o homem forte do país descartou a possibilidade de eleições antes de um ano.

Desde o golpe de Estado de 22 de maio, a junta militar limitou as liberdades civis, proibiu as manifestações, prendeu centenas de opositores, políticos, jornalistas e estudantes e instaurou a censura.

A junta militar alega que tomou o poder para restaurar a ordem pública após sete meses de manifestações, que resultaram na destituição da primeira-ministra Yingluck Shinawatra, irmã de Thaksin Shinawatra, que foi destituído por outro golpe de Estado em 2006.

Os opositores afirmam que o objetivo do golpe de Estado é limitar a influência da família Shinawatra, muito popular entre as classes mais pobres do norte e nordeste do país.

Publicidade
Foto: AFP

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se