O piloto do voo da TransAsia Airways, que caiu no rio Keelung nesta quarta-feira teria pedido por ajuda antes da queda por problemas na engenharia da aeronave. O áudio captado nas caixas-pretas, encontradas ontem, revela que ele disse “mayday, mayday, mayday. Motor falhando”. As informações são do USA Today.
A expressão “mayday” é a chamada radiotelefônica de emergência ou socorro usada por profissionais da aviação. Ela vem do francês “m’aider ou m’aidez” e significa “venha me ajudar”.
O avião estava carregando 58 pessoas nesta quarta-feira. As equipes de resgate estão no local procurando por doze que continuam desaparecidas. A Administração Aeronáutica Civil de Taiwan confirmou que há 31 mortos, 15 resgatados com vida, além dos desaparecidos.
O acidente aconteceu na manhã de ontem pouco depois da decolagem do voo GE235. O avião percorreria o trajeto entre Taipé e a pequena ilha de Kinmen, situada perto do continente chinês, mas controlada por Taiwan.
Imagens impactantes de um cinegrafista amador mostram o momento em que o ATR 72-600 perde altura e bate na ponte com a asa, antes de cair no rio.
O que a aviação aprende com os acidentes aéreos