Tempestade de areia atinge Pequim e preocupa governo

4 mai 2017 - 07h26
(atualizado às 08h28)
Prédios são vistos por trás de "uma cortina de areia" durante tempestade em Pequim
Prédios são vistos por trás de "uma cortina de areia" durante tempestade em Pequim
Foto: Reuters

A cidade de Pequim, na China, amanheceu hoje (4) com níveis de contaminação considerados perigosos pelas autoridades e com pouca visibilidade em sua atmosfera urbana, por conta da tempestade de areia que afeta a região, obrigando o cancelamento de diversos voos.

A tormenta, um fenômeno habitual no norte da China a cada primavera por conta da proximidade de desertos como o de Gobi, fez com que o nível de partículas PM10 (cerca de 10 mícrons de diâmetro) supere os 1 mil microgramas por metro cúbico, uma das concentrações mais altas do ano.

Publicidade

Também é alto, embora um pouco menor (mais de 500 microgramas por metro cúbico), o nível das menores partículas PM2.5, consideradas as mais nocivas para a saúde.

As autoridades de Pequim emitiram um alerta azul por conta da tempestade de areia, que atinge uma vasta região do norte do país, incluindo as regiões de Xinjiang e Mongólia Interior, nos extremos noroeste e norte do país. De acordo com meteorologistas, esta situação deve afetar a região até amanhã. Diante dos atuais níveis de contaminação, recomenda-se que grupos de risco - como crianças e idosos - não saiam de suas casas.

Limpador de rua usa máscara para se proteger durante tempestade de areia em Pequim
Foto: Reuters

Veja também

Passageiros trocam socos dentro de avião no Japão
Video Player
Agência Brasil
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações