Filipinas declaram alerta 3 em províncias do norte por tufão

A previsão é que o ventos do Noul atinjam até 185 km/h e causam danos estruturais; fortes chuvas também são esperadas

9 mai 2015 - 07h41
(atualizado às 09h02)
Passageiros aguardam em um terminal de ônibus das Filipinas para deixar áreas de risco antes da chegada do tufão Noul
Passageiros aguardam em um terminal de ônibus das Filipinas para deixar áreas de risco antes da chegada do tufão Noul
Foto: Romeo Ranoco / Reuters

O governo das Filipinas declarou neste sábado o alerta 3 em três províncias do norte do país por conta do tufão Noul, que prevê ventos de até 185 km/h, fortes chuvas e danos estruturais.

As províncias em questão são Cagayan, Isabela e Aurora do Norte, de acordo com a imprensa local. O alerta 2, que contempla ventos de até 100 km/ h, está em vigor Calayan, as ilhas Babuyan, Apayao, Kalinga, Nova Vizcaya, Ifugao, Aurora do Sul, a ilha Polillo, Catanduanes e Quirino.

Publicidade

Siga o Terra Notícias no Twitter

Os moradores do litoral e das proximidades de rios estão avisados da possibilidade de inundações, enquanto os que vivem perto das cordilheiras terão que ter cuidado com os deslizamentos de terra.

O serviço meteorológico das Filipinas situou o tufão, que eles batizaram com o nome de Dodong, para o meio-dia do sábado a 435 quilômetros ao oeste do litoral oriental da ilha de Luzon (norte) com ventos sustentados em 160 km/h e rajadas de 195 km/h. De acordo com os técnicos, caso siga rota e velocidade atuais, Noul tocará a terra na madrugada do domingo (por volta das 21h GMT do sábado).

Voluntários embalam mantimentos para as vítimas do tufão Noul no Departamento de Desenvolvimento Social, na cidade de Pasay, ao sul de Manila, antes da chegada do furacão
Foto: Romeo Ranoco / Reuters

O tufão não atravessará Luzon, mas traçará um arco rumo ao norte e sairá da zona de influência do país a caminho de Taiwan na segunda-feira.

Publicidade

A polícia confirmou hoje que aumentou o efetivo e disponibilizou equipamentos para as regiões onde o fenômeno acontecerá com mais força, se juntando assim ao auxilio que o Ministério de Assuntos Sociais e Desenvolvimento anunciou ontem.

Noul abre a temporada de tufões nas Filipinas este ano, período que normalmente ocorre do final de maio ao final de novembro.

Câmeras registram cenário de destruição após passagem de tufão
Video Player
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações