Em reação ao assassinato de um imigrante no último fim de semana na Itália, vários cidadãos do Mali fizeram um protesto hoje (4), na cidade de San Ferdinando, na Calábria, pedindo "justiça" e uma audiência com as autoridades locais.
Os manifestantes usaram slogans como "Jamais seremos escravos" e "Soumali, um de nós". A polícia foi acionada para acompanhar o ato.
O protesto ocorre após a morte do imigrante Sacko Soumali, de 29 anos. Ele estava com outros dois imigrantes em um galpão abandonado furtando chapas de metal para usarem em construções de barracos, quando foram abordados por um homem armado com um fuzil que fez quatro disparos.
O assassino saiu de um carro branco, modelo Fiat Panda, e a polícia acredita que tenha sido um crime de vingança pelo furto, mas ainda não há pistas sobre o atirador. Agentes fizeram buscas por toda a região desde sábado, porém, sem rastros ao autor do crime.
O crime ocorre em um momento em que o tema da imigração voltou à tona na Itália, com a posse do governo de aliança entre o nacionalista Liga Norte e o antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S).