Um ataque russo de mísseis matou oito pessoas e feriu 39 na cidade portuária ucraniana de Odessa, no Mar Negro, nesta segunda-feira, disse o governador local, Oleh Kiper.
Quatro crianças estavam entre os feridos, enquanto três pessoas encontravam-se em estado grave, afirmou Kiper no Telegram.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse no Telegram que um míssil balístico russo havia atingido um bairro residencial e que um prédio de apartamentos, um prédio universitário e um prédio administrativo foram danificados.
"Esses não são ataques aleatórios - são ataques de demonstração. Depois de telefonemas e reuniões com Putin, depois de todas as falsas fofocas na mídia sobre supostamente 'abster-se' de ataques, a Rússia está mostrando no que realmente está interessada: apenas na guerra", disse ele.
A Rússia lançou seu maior ataque de mísseis durante a noite contra a Ucrânia em quase três meses no domingo, matando sete pessoas e prejudicando ainda mais um sistema de energia já danificado.
Mais tarde, um míssil russo atingiu um prédio residencial na região de Sumy, matando oito pessoas, incluindo uma criança.