Por Mykhailo e Moskalenko e Max Hunder
DNIPRO/KIEV - Pelo menos uma pessoa foi morta e 16 ficaram feridas em ataques russos em toda a Ucrânia nesta quinta-feira, disseram autoridades locais, enquanto Kiev comemorava 32 anos de independência de Moscou.
As cidades de Kherson e Dnipro e o município na linha da frente de Kurakhove foram atingidos por ataques que feriram civis, e um agricultor foi morto por bombardeios no sul da Ucrânia, disseram autoridades.
Um ataque russo com mísseis contra um terminal de ônibus em Dnipro feriu 10 pessoas, disse o governador regional Serhiy Lysak.
Fileiras de lojas perto da estação foram abaladas pela explosão, que destruiu algumas delas e deixou outras cheias de vidros quebrados e produtos danificados.
Uma mulher correu para o local, implorando às autoridades que a deixassem ver os danos causados à sua loja de produtos eletrônicos.
"Quando finalmente entramos... vimos que tudo estava completamente destruído", disse à Reuters a mulher, que se identificou apenas como Tetiana.
Outro dono de loja, Serhiy, expressou raiva da Rússia. "Acho que são animais. Tem muita gente aqui (no terminal de ônibus), gente chega e sai da cidade. Como é que se pode atirar em um alvo civil?"
Mais de 10 outros prédios, incluindo um banco, um hotel e um edifício administrativo, foram danificados, disse Lysak.
Na região de Kherson, no sul do país, três pessoas ficaram feridas, além do agricultor que foi morto, disseram autoridades.
A Reuters não pôde verificar os relatos de forma independente.
A Rússia tem realizado regularmente ataques contra centros ucranianos distantes da linha de frente, embora negue alvejar deliberadamente civis.
Quinta-feira foi feriado nacional em comemoração à independência pós-soviética. O aniversário caiu exatamente 18 meses depois de a Rússia ter lançado a invasão em grande escala à sua vizinha.