Atentado a tiros em Walmart nos EUA deixa vários mortos

Caso mais recente de violência armada nos Estados Unidos registrou mais de 20 vítimas entre mortos e feridos

3 ago 2019 - 16h07
(atualizado às 18h43)

Várias pessoas foram mortas em um atentado a tiros no WalMart de El Paso, Texas, neste sábado, no mais recente caso de violência dos Estados Unidos, que trouxe pânico para clientes de um shopping.

O porta-voz do Departamento de Polícia de El Paso, Enrique Carrillo, disse que autoridades registraram mais de 20 vítimas, um número que poderia incluir mortos e feridos.

Publicidade

Ele disse a jornalistas não saber o estado das pessoas atingidas pelos tiros.

Compradores após tiroteio em loja do Walmart em El Paso, Texas, nos Estados Unidos
Compradores após tiroteio em loja do Walmart em El Paso, Texas, nos Estados Unidos
Foto: Jorge Salgado / Reuters

O WalMart divulgou um comunicado. "Estamos em estado de choque pelos trágicos eventos no Cielo Vista Mall em El Paso, onde loja 2201 & club 6502 estão localizados. Estamos orando pelas vítimas, a comunidade e nossos associados...", afirmou a empresa.

O prefeito de El Paso, Dee Margo, chegou a dizer que três pessoas suspeitas do atentado tinham sido detidas.

Posteriormente, a polícia afirmou que apenas um suspeito havia sido preso, admitindo que as informações circularam de forma desencontrada.

Publicidade

O sargento da polícia de El Paso Robert Gomez disse que as autoridades haviam descartado a possibilidade de vários atiradores, e ele afirmou que os primeiros relatos são de que o atirador usou um rifle.

Várias agências de segurança pública correram à cena, incluindo a polícia local, estadual e agências federais, com agentes da Segurança Nacional e da patrulha da fronteira.

Uma testemunha disse que viu pelo menos uma pessoa dentro da loja com um ferimento fatal na cabeça e clientes com roupas manchadas de sangue.

Outras lojas também foram fechadas, enquanto oficiais da polícia esvaziavam o shopping na região leste da cidade, que fica na fronteira sul dos Estados Unidos com o México.

Vídeo publicado no Twitter mostrou clientes em uma loja de departamento sendo retirados do local, com as mãos para cima.

Publicidade

É possível ouvir um oficial gritando "mãos para o alto" na gravação.

Tiroteios em massa são comuns nos Estados Unidos.

Recentemente, um adolescente armado matou três pessoas em um festival gastronômico no norte da Califórnia, antes de cometer suicídio atirando em si mesmo.

A Casa Branca disse que o presidente Donald Trump foi informado sobre o tiroteio e estava monitorando a situação.

Em um fórum do candidato presidencial democrata em Las Vegas, Beto O'Rourke, um ex-congressista do Texas que é de El Paso, subiu ao palco para dar a notícia ao público.

O'Rourke disse que acabara de falar com sua esposa, Amy, que estava dirigindo na cidade com um de seus filhos, e pediu ao público que pensasse no povo de El Paso.

Publicidade

Veja também:

Direto ao Ponto: Declarações de Bolsonaro sobre desparecido político gera nova polêmica
Video Player
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se