Par leur action non violente, Sasha (24ans) et Marie-Juliette (63ans) exigent la mise en place d'une Sécurité Sociale de l'Alimentation Durable. [2]
https://t.co/FLzMmVW4tW @SocialeAlim #SSAD #Alimentation pic.twitter.com/i4YS6VrrRX
— Riposte Alimentaire (@riposte_alim) January 28, 2024
Duas ativistas pelo clima, uma mulher de 24 anos e outra de 63, atiraram sopa contra o quadro da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, exposto no Museu do Louvre, neste domingo, 28. Segundo o perfil Riposte Alimentaire (Resposta Alimentar, em português), a ação foi feita em prol da "segurança alimentar sustentável".
No registro, publicado pelo próprio perfil, as manifestantes se aproximam e jogam sopa no quadro. Elas, então, gritam: "O que é mais importante? A arte ou o direito a um sistema alimentar saudável e sustentável?".
Logo em seguida, uma delas levanta uma das mãos e as duas ficam em silêncio enquanto os seguranças do local se movimentam para proteger a obra. A Mona Lisa fica protegida por um vidro, o que evita que seja danificada.
Não é a primeira vez que a Mona Lisa é atacada no museu em Paris. Em 2022, um homem teria jogado algo como uma torta na icônica obra, segundo o jornal El País. De acordo com visitantes que estavam no local no momento do ato, a polícia autuou e expulsou rapidamente o autor do ataque.
Ativistas pelo clima já realizaram diversos ataques a obras famosas, como Os Girassóis, de Van Gogh, e Massacre na Coreia, de Pablo Picasso.