Autoridades iranianas identificam local da queda do helicóptero com presidente do Irã, diz agência estatal

Ebrahim Raisi voltava do Azerbaijão na manhã deste domingo, 19, quando aeronave sofreu um acidente devido ao mau tempo

19 mai 2024 - 17h42
(atualizado às 18h09)
Helicóptero com presidente do Irã se envolve em acidente, afirma mídia estatal do país
Video Player

As equipes de resgate do Irã encontraram o local exato onde o helicóptero que transportava o presidente iraniano Ebrahim Raisi fez um pouso forçado, de acordo com o relato de um comandante militar local. As informações foram divulgadas pela agência de notícias estatal IRNA.

O comandante da Guarda Revolucionária Islâmica da província do Azerbaijão Oriental, onde ocorreu o acidente, informou que um sinal foi detectado tanto do helicóptero quanto do telefone celular de um dos membros da tripulação

Publicidade

“As forças militares estão indo para o local e esperam ter boas notícias”, disse o comandante, de acordo com a IRNA.

Quem é o presidente do Irã?

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, há muito tempo é uma figura proeminente no país. Como presidente, ele supervisiona todo o trabalho do governo e é a segunda pessoa mais poderosa na estrutura política do Irã, depois do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, do qual é apontado como protegido e possível sucessor para sua posição na teocracia xiita do país. Ele é visto como um político linha-dura e ultraconservador.

Foto: Cruz Vermelha Irã

Raisi, de 63 anos, é um clérigo religioso linha-dura que foi eleito presidente do Irã em 2021. Em seu mandato como presidente, ele supervisionou uma estratégia para expandir a influência regional de seu país - apoiando militantes por procuração em todo o Oriente Médio, acelerando o programa nuclear do país e levando o país à beira da guerra com Israel.

No entanto, no mesmo período, o Irã passou por seus maiores protestos contra o governo em décadas e por uma grave desaceleração econômica causada por sanções internacionais e alto índice de desemprego.

Publicidade

*Com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações