Um piloto da companhia Myanmar Airlines precisou realizar um pouso de emergência neste domingo (12) com um jato E-190 da Embraer sem as rodas dianteiras após pane no trem de pouso. A aeronave partiu de Yangon e se aproximava de Mandalay quando o piloto não conseguiu baixar o trem de pouso dianteiro. Ele seguiu os procedimentos de emergência e queimou o excesso de combustível para reduzir o peso da aeronave, disse a companhia aérea.
O avião derrapou na pista do aeroporto de Mandalay por cerca de 25 segundos antes de parar apenas com o auxílio dos pneus traseiros. O piloto foi elogiado por especialistas por realizar o pouso do voo UB-103, no qual nenhum dos 89 passageiros ficaram feridos. Este foi o segundo incidente envolvendo voos comerciais em Mianmar em menos de cinco dias. Na quarta-feira(8), um avião da Biman Bangladesh Airlines saiu da pista quando aterrissou no aeroporto internacional de Yangun, ferindo pelo menos 17 pessoas.
#MNA (Embraer 190) #Yangon - #Mandalay this morning, landing at the #Mandalay airport - Nose Lansing Gear failure on landing. Flight Capt. has done the amazing job. #Myanmar pic.twitter.com/7dDzSIs13V
— Cape Diamond (@cape_diamond) 12 de maio de 2019