Avião da FAB decola no Líbano com mais de 200 brasileiros repatriados

Aeronave fará uma parada em Lisboa, Portugal, para reabastecimento antes de seguir para o Brasil

5 out 2024 - 14h17
(atualizado às 14h18)
Avião da FAB decola no Líbano com mais de 200 brasileiros repatriados
Avião da FAB decola no Líbano com mais de 200 brasileiros repatriados
Foto: Divulgação

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), encarregado de realizar o voo de repatriação de brasileiros no Líbano, partiu de Beirute neste sábado, 5, às 13h18 (horário de Brasília), com 299 passageiros e três animais de estimação a bordo. A informação foi divulgada em nota pelo Ministério das Relações Exteriores.

A aeronave fará uma parada em Lisboa, Portugal, para reabastecimento antes de seguir para o Brasil. Segundo informações da TV Globo, o avião deve pousar na Base Aérea de Guarulhos (SP) neste domingo, 6.

Publicidade

Após a chegada, está previsto que a aeronave retorne ao Líbano para buscar mais brasileiros que solicitaram ajuda ao governo federal para deixar a região, onde ocorre o conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah.

O KC-30, modelo da aeronave utilizada, integra a operação de resgate chamada Raízes do Cedro. O avião decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada de quarta-feira, 2, e chegou a Portugal no mesmo dia pela manhã.

A decolagem estava inicialmente programada para sexta-feira, 4, mas foi adiada por questões de segurança e remarcada para este sábado.

Até o momento, cerca de 3 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar ao Brasil, principalmente vindos do Vale do Bekaa e de Beirute, a capital libanesa.

Publicidade

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, informou à Globo que o Brasil tem capacidade de repatriar até 500 pessoas por semana. O Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a embaixada brasileira em Beirute, continua em contato com os cidadãos que permanecem no país, organizando futuras operações de resgate.

Conflito entre Israel e Hezbollah

O Líbano tem sido alvo de bombardeios aéreos realizados por Israel, que tem como objetivo atingir posições do grupo extremista Hezbollah no território libanês. Os ataques também têm causado vítimas civis, e, desde a intensificação dos confrontos em 20 de setembro, dois brasileiros já perderam a vida.

Na madrugada deste sábado, as Forças de Defesa de Israel realizaram mais uma tentativa de operação terrestre. O Hezbollah afirmou que militares israelenses tentaram se infiltrar em uma cidade no sul do Líbano, o que desencadeou novos confrontos armados. Beirute também voltou a ser alvo de bombardeios.

Desde o último dia 23, o Itamaraty tem discutido a necessidade de realizar uma operação de repatriação dos brasileiros no país. Um dos principais desafios foi definir a rota a ser utilizada para o resgate.

Publicidade

A embaixada em Beirute iniciou consultas à comunidade brasileira no Líbano na terça-feira da semana passada, e a demanda por repatriação vem crescendo a cada dia.

De acordo com uma fonte do Itamaraty à TV Globo, o número de pessoas interessadas em retornar varia, já que algumas famílias desistem, outras conseguem sair por meios próprios, e novos pedidos surgem à medida que a situação se agrava.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se