Avião da Latam bate cauda ao decolar após pilotos informarem dados errados; assista

Autoridade Italiana de Segurança Aérea (ANSV) divulgou relatório preliminar sobre o incidente com um Boeing 777-300 da companhia

26 ago 2024 - 22h30
(atualizado às 22h37)
Resumo
Autoridade Italiana de Segurança Aérea (ANSV) divulgou relatório preliminar sobre o incidente com um Boeing 777-300 da Latam em aeroporto de Milão.
Avião da Latam bate cauda ao decolar após pilotos informarem dados errados
Avião da Latam bate cauda ao decolar após pilotos informarem dados errados
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Autoridade Italiana de Segurança Aérea (ANSV) divulgou relatório preliminar sobre o incidente com uma aeronave da Latam, um Boeing 777-300, que bateu e arrastou a cauda ao decolar no Aeroporto de Malpensa, em Milão, com destino para São Paulo. O incidente é conhecido na aviação como 'tail strike'.

Segundo informações do jornal O Globo, os pilotos informaram dados incorretos no computador de bordo sobre o peso máximo do avião sem combustível, o que comprometeu o cálculo da velocidade de decolagem, que foi bem abaixo da necessária.

Publicidade

O avião se arrasou por 725 metros na pista, deixando um buraco de até seis centímetros. O incidente aconteceu em julho, com 398 passageiros a bordo.

Em nota, a companhia afirmou que segue cooperando com as autoridades que investigam o ocorrido no voo LA8073 e aguarda a versão final do documento. "A companhia esclarece que o relatório emitido pela autoridade é preliminar e não apresenta as causas prováveis ou conclusões da investigação", disse o comunicado.

Veja as imagens:

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações