Uma baleia da espécie beluga, que ficou conhecida pelas acusações de ser uma “espiã russa”, foi encontrada morta no último fim de semana na Baía de Risavika, na Noruega, conforme anunciou a ONG Marine Mind. O animal chamado de Hvaldimir era uma espécie de “celebridade” da região nos últimos anos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Outras informações sobre a morte da baleia não foram reveladas. De acordo com a organização, uma necropsia será feita para determinar a causa do óbito precoce.
Hvaldimir foi visto pela primeira vez em 2019. Na época, o animal foi encontrado utilizando um arnês - uma espécie de cinto - com a assinatura de São Petersburgo e apresentava um comportamento amigável com os humanos.
Os fatores fizeram com que o animal fosse acusado de ser um “espião russo”. Por isso, recebeu o nome de Hvaldimir, uma mistura da palavra Hval (baleia, em norueguês) e Dimir, do nome Vladimir Putin, presidente da Rússia.
Apesar das teorias, pouco tempo depois foi levantada a possibilidade de o animal na verdade ser uma baleia usada para terapia de crianças carentes em território russo, segundo explicou o portal norueguês NRK.