Uma baleia jubarte de 10 metros vista no rio Tâmisa nesta semana foi encontrada morta a leste de Londres e será conduzida a uma autópsia que será feita por cientistas. O animal estava em águas rasas no vilarejo de Greenhithe, em Kent, na terça-feira, e foi rebocada durante a noite da ponte QE2 até uma instalação portuária em Gravesend.
"Era maior do que o barco-patrulha em que eu estava, sem dúvidas", disse Martin Garside, porta-voz do Porto de Londres que ajudou a transportar a baleia. A Sociedade Zoológica de Londres possui um Programa de Investigação de Cetáceos que investigará por que o mamífero entrou na área e por que morreu.
A jubarte encontrada em Greenhithe foi a quinta de sua espécie a ser vista na costa do Reino Unido neste ano, superando a média anual de um ou dois registros.
Após a suspensão do comércio de baleias em 1986, a população de jubartes vem crescendo. Com isso, também aumenta o índice de encalhes, embora haja elevação também nos casos de mortalidade relacionada a atividades humanas, como navegação e pesca.