Biden anuncia Blinken como secretário de Estado e molda equipe de política externa

23 nov 2020 - 15h43
(atualizado às 15h43)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira os principais membros de sua equipe de política externa, escolhendo Antony Blinken como secretário de Estado, Jake Sullivan como conselheiro de Segurança Nacional e Linda Thomas-Greenfield como embaixadora na Organização das Nações Unidas (ONU).

Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, em Wilmington, Delaware
19/11/2020 REUTERS/Tom Brenner
Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, em Wilmington, Delaware 19/11/2020 REUTERS/Tom Brenner
Foto: Reuters

O democrata Biden ainda selecionou Alejandro Mayorkas para comandar o Departamento de Segurança Interna e o ex-senador e indicado presidencial democrata John Kerry como enviado especial do presidente para o clima.

Publicidade

Ao promover Blinken, de 58 anos, Biden escolheu um assessor experiente e de sua confiança que arcará com a maior parte do fardo de se desmontar a política externa "A América Primeiro" do presidente Donald Trump e reconstruir as alianças dos EUA na Europa e em outras partes do mundo.

Thomas-Greenfield ocupou um cargo diplomático de alto escalão na gestão do ex-presidente Barack Obama, e Sullivan foi vice-assistente de Obama e conselheiro político sênior da equipe de campanha da candidata presidencial democrata de 2016, Hillary Clinton.

Mayorkas é um advogado cubano-norte-americano que serviu como vice-secretário de Segurança Interna de Obama.

Biden, que trabalha em Delaware, Estado no qual reside, segue adiante com seus planos de transição, apesar da falta de colaboração do governo atual.

Publicidade

O republicano Trump perdeu a eleição de 3 de novembro, mas não admitiu a derrota e está travando uma batalha judicial para reverter os resultados e impedir Biden de tomar posse no dia 20 de janeiro.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações