O presidente dos EUA, Joe Biden, cometeu duas grandes gafes em um mesmo dia, nesta quinta-feira, 11, em meio a uma série de questionamentos sobre se ele deve manter sua candidatura à reeleição.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Durante entrevista coletiva de imprensa que encerrou a cúpula da Otan em Washington, Biden identificou erroneamente a vice-presidente Kamala Harris como o ex-presidente e seu principal opositor Donald Trump.
"Veja, eu não teria escolhido a vice-presidente Trump para ser vice-presidente se ela não fosse qualificada para ser presidente. Portanto, comecem por aí", disse.
Mais cedo, Biden se referiu ao presidente ucraniano, Volodymr Zelenskiy, como "presidente Putin" antes de se corrigir na cúpula da Otan.
"Senhoras e senhores, presidente Putin", disse Biden, referindo-se a Zelenskiy antes de se corrigir. "Vamos derrotar o presidente Putin, presidente Zelenskiy. Estou tão concentrado em derrotar Putin", disse Biden enquanto se corrigia.
Saúde mental do presidente
Biden tem tido sua saúde mental colocada em cheque por opositores e até apoiadores. Durante a entrevista a jornalistas nesta quinta, o presidente dos EUA disse que sua saúde está em boa forma e que faria outro exame neurológico para determinar sua acuidade mental se isso lhe for recomendado por seus médicos.
Biden afirmou que havia feito três exames neurológicos significativos e intensos, o mais recente em fevereiro, e que os médicos lhe disseram que "estou em boa forma". Ele acrescentou que ninguém estava sugerindo que ele fizesse outro exame desse tipo no momento.
*Com informações da Reuters