Biden indica Janet Yellen para secretária do Tesouro

Ex-presidente do FED será a primeira mulher a comandar a pasta

30 nov 2020 - 12h38
(atualizado às 12h47)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira (30) que a ex-presidente do Federal Reserve Janet Yellen será secretária do Tesouro em seu futuro governo.

Janet Yellen presidiu o Federal Reserve entre 2014 e 2018
Janet Yellen presidiu o Federal Reserve entre 2014 e 2018
Foto: AFP / Ansa - Brasil

Yellen, 74 anos, comandou o banco central americano entre 2014 e 2018, quando Donald Trump preferiu nomear Jerome Powell para seu lugar. Durante a campanha de 2016, o presidente havia acusado a então chefe do FED de baixar os juros para beneficiar o Partido Democrata.

Publicidade

"Se confirmada, ela será a primeira mulher a liderar o Departamento do Tesouro em seus 231 anos de história", diz um comunicado da equipe de transição de Biden.

Além de Yellen, o presidente eleito nomeou nesta segunda-feira Adewale "Wally" Adeyemo, atual mandatário da Fundação Obama, como primeiro afro-americano para o cargo de vice-secretário do Tesouro.

Ainda na equipe econômica, a advogada Neera Tanden chefiará o Gabinete de Gestão e Orçamento da Casa Branca, enquanto a economista Cecilia Rouse vai liderar o Conselho de Consultores Econômicos.

Antes disso, o presidente eleito já havia anunciado Antony Blinken e Alejandro Mayorkas como secretários de Estado e Segurança Interna, respectivamente, além de Ron Klain como chefe de gabinete.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações