A companhia aérea Norse Atlantic Airways fez história na última quarta-feira, 15, por ser responsável pelo primeiro pouso de um Boeing 787 em uma pista de gelo na Antártida.
O avião transportava 45 passageiros, entre cientistas do Instituto Polar Norueguês e de outros países, com destino a estações diferentes na Antártida. Além disso, o voo levou 12 toneladas de equipamentos de pesquisa para a exploração do continente.
Largest aircraft ever to land on #TrollAirfield !
"This demonstrates our capability of performing more effective flight operations to #Antarctica by carrying a larger scientific/logistics crew, more cargo with a smaller environmental footprint", says NPI-director, Camilla Brekke, pic.twitter.com/7vjsSw0gPI
— Norsk Polarinstitutt // Norwegian Polar Institute (@NorskPolar) November 16, 2023
A aeronave pousou em uma "pista de gelo azul", com 3 mil metros de comprimento e 60 metros de largura, no campo de aviação Troll.
A CEO da Norse Atlantic Airways, Bjorn Tore Larsen disse estar orgulhosa pelo feito da companhia. "É uma grande honra e entusiasmo em nome de toda a equipe Norse que tenhamos alcançado juntos um momento importante de pouso do primeiro 787 Dreamliner. No espírito de exploração, estamos orgulhosos de participar desta importante e única missão", disse.
A aeronave partiu de Oslo, no dia 13 de novembro, e passou mais de 40 horas na Cidade do Cabo, na África do Sul, onde fez escala.