A imprensa internacional destacou a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete pessoas por tentativa de golpe de estado, nesta quarta-feira, 26.
Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin votaram pelo recebimento da denúncia da Procuradoria-Geral da República.
The New York Times
O principal jornal americano destacou: "Jair Bolsonaro é condenado a enfrentar julgamento no Brasil por tentativa de golpe" e explicou que o STF decidiu que o ex-presidente será julgado por "seu papel em uma vasta conspiração para se agarrar ao poder após sua derrota eleitoral de 2022".
The Guardian
A reportagem do britânico The Guardian, "Bolsonaro deve ser julgado por suposta tentativa de golpe, decide o tribunal superior do Brasil", detalha como os ministros decidiram que "o ex-presidente deve enfrentar processo criminal ao lado de sete aliados próximos".
El País
O espanhol El País destaca que o ex-presidente será julgado por "liderar uma intenção de golpe de Estado contra Lula no Brasil". "O Tribunal Supremo aceitou por unanimidade a denúncia da Fiscalização contra o ultradireitista por conspirar para se manter no poder e não dar a importância ao dirigente da esquerda brasileira"
Clarin
O argentino Clarin destacou como a decisão ocorreu "por unanimidade" e relembrou uma fala de Bolsonaro: “Querem impedir que eu não concorre nas eleições porque sabem que, em uma disputa justa, não há nenhum candidato capaz de me vencer".
BBC
A rede de notícias britânica BBC explica como se deu a decisão judicial desta quarta e também trouxe uma fala de Bolsonaro, em que ele "nega ter tentado bloquear a posse de Lula e diz ser vítima de 'perseguição política' para impedi-lo de concorrer à presidência em 2026".
Al Jazeera
A rede de notícias árabe Al Jazeera destacou que o ex-presidente foi acusado de cinco crimes, incluindo tentativa de golpe de estado.