Brasil expressa 'consternação' com ataque de Israel a ONG

Bombardeio matou 7 funcionários da World Central Kitchen

4 abr 2024 - 10h30
(atualizado às 10h51)

O governo brasileiro expressou "profunda consternação" com o ataque de Israel que matou sete funcionários da ONG World Central Kitchen (WCK), empenhada na distribuição de alimentos na Faixa de Gaza.

Ataque de Israel contra ONG provocou condenações no mundo todo
Ataque de Israel contra ONG provocou condenações no mundo todo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Ao expressar sua solidariedade ao povo da Palestina e dos demais países de nacionalidade das vítimas (Austrália, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Polônia), sobretudo a seus familiares, o Brasil lamenta que mais de 200 agentes humanitários tenham sido mortos na Faixa de Gaza desde outubro de 2023", diz um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

Publicidade

"Esse número é o maior da história da ONU e representa, em menos de seis meses de conflito, quase três vezes mais vítimas entre trabalhadores humanitários do que jamais registrado em um único conflito, no período de um ano", acrescenta.

Na nota, o Itamaraty também "deplora as mortes de civis e trabalhadores de saúde palestinos e os danos causados por ação militar que resultou na destruição do hospital Al-Shifa, em contexto no qual a assistência médica à população de Gaza é fundamental".

"O governo brasileiro reitera o firme repúdio a toda e qualquer ação militar contra alvos civis, sobretudo aqueles ligados à prestação de ajuda humanitária e de assistência médica", afirma o comunicado.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se