Brasileira é vítima de xenofobia ao ser escolhida para representar a Itália no Miss Universo

Glelany Cavalcante é natural de Feira de Santana, na Bahia, mas mora no país europeu há nove anos

19 set 2024 - 11h32
(atualizado às 11h50)
Glelany Cavalcante venceu o Miss Itália e representará o país no Miss Universo
Glelany Cavalcante venceu o Miss Itália e representará o país no Miss Universo
Foto: Reprodução/Instagram

A brasileira Glelany Cavalcante, de 30 anos, foi coroada Miss Itália na noite desta quarta-feira, 18, e vai disputar o Miss Universo. Após o anúncio que ela representaria o país, vencendo Giada Folcia e Marika Nardozi, a modelo passou a sofrer ataques xenofóbicos em sua rede social. 

Natural de Feira de Santana, na Bahia, ela foi escolhida para representar a Itália no concurso marcado para ocorrer na Cidade do México. Em um vídeo publicado em seu Instagram, a modelo recebeu diversos comentários preconceituosos sobre ter sido selecionada na disputa. 

Publicidade

“Para mim, absolutamente não foi merecido o prêmio. A finalista deve representar a Itália, não um país estrangeiro. Errado”, escreveu uma internauta. "Fazer uma verdadeira italiana vencer, não é??? Esta garota pode representar a italianidade? Não estou dizendo que ela não é bonita, mas não representa a beleza italiana na minha opinião”, publicou outro. 

“Miss Itália e uma brasileira vence. Com tantas belezas ORIGINAIS ITALIANAS que temos na Itália, quem deixamos vencer? Uma série de ovelhas brasileiras”, apontou outro perfil. 

“Seria o menor problema se ela fosse brasileira, mas ela nem sabe falar italiano, tipo, alguém que diz ‘volio rapresentare l’Italia’, sei lá”, disse ainda outro usuário da rede.

Horas antes de vencer o concurso, Glelany agradeceu o apoio que recebeu durante toda a preparação. “O último dia de uma linda viagem, uma experiência de vida única. Obrigada a todos pelo apoio e carinho que me deram”, escreveu. 

Publicidade

Quem é a nova Miss Itália?

Glelany Cavalcante tem 30 anos e nasceu na Bahia. À revista italiana Uau Magazine, ela contou que passou por dificuldades com a mãe e os irmãos quando os pais se divorciaram. 

A brasileira se mudou com o pai para Brasília e, lá, iniciou os trabalhos como modelo. Antes de morar em Milão, a brasileira vivia em São Paulo.

Glalany Cavalcante, nascida em Feira de Santana, foi coroada Miss Itália nesta quarta, 18.
Foto: @glelany via Instagram / Estadão

Há nove anos ela se mudou para a Itália, depois de terminar um curso técnico de comissária de bordo e receber uma proposta de uma agência de modelos para trabalhar no país europeu. Além de Milão, a brasileira também já viveu em Perúgia e Marche.

"Minha carreira de modelo se tornou minha tábua de salvação. Sonhei em fazer carreira artística, mas infelizmente no Brasil ainda é muito difícil viver da arte", afirmou à revista. 

Atualmente, Glelany está terminando seus estudos de Comunicação Publicitária Internacional na Universidade para Estrangeiros de Perúgia. A modelo também enfrentou uma depressão enquanto participava do Miss Distrito Federal Universo, no qual conquistou o segundo lugar. 

Publicidade

Glelany não escondeu a admiração pela Itália. "A cultura italiana é extraordinária e, em muitos aspectos, semelhante à nossa. Aqui encontrei o amor, casei e construí uma família", destacou à Uau

Ela também confessou que escolheu entrar na disputa pela coroa para inspirar mulheres qu não se sintam capazes de realizar seus sonhos. "Posso não ser capaz de salvar o mundo, mas sempre soube que, para fazer algo por mim e pelas pessoas ao meu redor, eu precisava entrar 'no mundo'", declarou.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações