Brasileiros situados na Faixa de Gaza que aguardam a repatriação relataram ter recebido o aviso de que poderão deixar o território palestino na quarta-feira (8), atravessando a fronteira com o Egito.
Conforme apuração da CNN Brasil, o relato foi feito por Alajrami Ahmed, que está em Rafah, e Hasan Rabee, em Khan Younis. "A Embaixada nos mandou mensagem dizendo que é para ficar atentos que a gente pode sair daqui até amanhã", detalhou Alajrami. Hasan, por sua vez, publicou nas redes sociais: "Acabei de receber notícia que grande chance (de) a gente viajar amanhã. Reza para gente".
Um total de 34 pessoas em Gaza pediram ao governo do Brasil para serem repatriadas - sendo 24 brasileiros e 10 palestinos familiares próximos. Até o momento, contudo, o Itamaraty não confirmou a data.
Os brasileiros estavam fora da lista de países que podem retirar cidadãos da Faixa de Gaza para o Egito conforme acordo entre os governos israelense e egípcio, intermediado pelo Catar e com coordenação dos Estados Unidos na última quinta-feira (2). Foi autorizada a saída de pessoas do Azerbaijão, Barein, Bélgica, Coreia do Sul, Croácia, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Macedônia, México, Suíça, Sri Lanka e Chade.
A relação havia sido passada ao embaixador do Brasil na Cisjordânia, Alessandro Candeas. "Todo dia é uma perspectiva. Nós somos teimosos", disse ele na ocasião. Candeas afirmou que a indefinição é terrível para o grupo brasileiro, que sofre com grande angústia desde que o processo de retirada começou, há quase quatro semanas.
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, afirmou na segunda-feira (6) à noite que não há nenhuma indisposição do país contra cidadãos brasileiros, e que era esperado que a liberação para a travessia da fronteira ocorresse nos próximos dias.