Um grupo com 211 brasileiros que estava em Israel embarcou durante o começo da tarde desta terça-feira, 10, no primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino ao Brasil. A informação foi confirmada pelo Itamaraty nas redes sociais. A previsão é que aeronave pouse em Brasília no início da madrugada desta quarta-feira, 11. Estão previstos mais cinco voos até o próximo domingo, 15.
"Teve início nesta terça-feira, 10/10, a repatriação de cidadãos brasileiros que se encontram em Israel. Brasileiros que se encontravam em Jerusalém e Tel Aviv deslocaram-se em 5 ônibus para o aeroporto Bem-Gurion, onde embarcaram no primeiro vôo de repatriação", publicou o Itamaraty.
O primeiro voo de volta ao Brasil tinha decolagem prevista para às 17h (horário de Tel Aviv, 11h no horário de Brasília). Na ação interministerial, denominada 'Operação Voltando em Paz', estarão disponíveis duas aeronaves KC-30 e dois KC-390 Millennium, de acordo com a FAB.
Teve início nesta terça-feira, 10/10, a repatriação de cidadãos brasileiros que se encontram em Israel. A operação do Govbr é conduzida pelo #Itamaraty , pela @DefesaGovBr e pela @fab_oficial . pic.twitter.com/wnrBzg0NHB
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) October 10, 2023
Antes de embarcar no avião, a brasileira Mirian Duarte da Silva enviou um vídeo para a GloboNews em que contou a expectativa de voltar para casa. "Olá pessoal, nós estamos aqui no aeroporto de Tel Aviv. Nós conseguimos chegar! Vão ser acho que 250 pessoas nessa primeira viagem. Tem várias pessoas aqui no aeroporto, muitos brasileiros com a gente aqui. Todos na mesma expectativa, de voltar para o Brasil", disse ela.
Desde o início dos confrontos em Israel e na Faixa de Gaza, cerca de 1.700 brasileiros fizeram um pedido de expatriação para o Ministério das Relações Exteriores (MRE) por meio de um formulário.
Segundo o Itamaraty, a Embaixada em Tel Aviv continua recebendo os dados de brasileiros interessados em repatriação e os candidatos estão sendo acomodados em listas de prioridade. O Ministério das Relações Exteriores reitera a orientação de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar.
"O Escritório de Representação em Ramalá segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e com as autoridades responsáveis na região. A Embaixada do Brasil no Cairo, por sua vez, segue em contato com as autoridades egípcias para verificar a viabilidade da passagem segura para o Egito dos nacionais interessados em serem retirados da Faixa de Gaza. O Governo brasileiro reitera sua recomendação de se evitar quaisquer deslocamentos não essenciais para a região", diz a pasta.
Até o momento, dois brasileiros já foram encontrados mortos após o ataque terrorista do Hamas, no sábado, 7, em uma rave no sul de Israel. As vítimas são Bruna Valeanu, de 24 anos, e Ranani Glazer, de 23.
A última brasileira, que ainda segue desaparecida, é Karla Stelzer Mendes, de 41 anos. Ela também estava no festival de música, e nesta terça-feira, 10, completa quatro dias de seu sumiço.