Brasileiros que estavam em Israel embarcam no avião da FAB em 1º voo de repatriação

Teve início nesta terça-feira, 10, a repatriação de cidadãos brasileiros que estão em Israel após confrontos no país

10 out 2023 - 14h18
(atualizado às 15h11)
Brasileiros que estavam em Israel embarcam no avião da FAB em 1º voo de repatriação
Brasileiros que estavam em Israel embarcam no avião da FAB em 1º voo de repatriação
Foto: Divulgação/Itamaraty

Um grupo com 211 brasileiros que estava em Israel embarcou durante o começo da tarde desta terça-feira, 10, no primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino ao Brasil. A informação foi confirmada pelo Itamaraty nas redes sociais. A previsão é que aeronave pouse em Brasília no início da madrugada desta quarta-feira, 11. Estão previstos mais cinco voos até o próximo domingo, 15.

"Teve início nesta terça-feira, 10/10, a repatriação de cidadãos brasileiros que se encontram em Israel. Brasileiros que se encontravam em Jerusalém e Tel Aviv deslocaram-se em 5 ônibus para o aeroporto Bem-Gurion, onde embarcaram no primeiro vôo de repatriação", publicou o Itamaraty. 

Publicidade
Brasileiros em Israel antes de embarcarem em avião da FAB
Foto: Divulgação/Itamaraty

O primeiro voo de volta ao Brasil tinha decolagem prevista para às 17h (horário de Tel Aviv, 11h no horário de Brasília). Na ação interministerial, denominada 'Operação Voltando em Paz', estarão disponíveis duas aeronaves KC-30 e dois KC-390 Millennium, de acordo com a FAB.

Desde o início dos confrontos em Israel e na Faixa de Gaza, cerca de 1.700 brasileiros fizeram um pedido de expatriação para o Ministério das Relações Exteriores (MRE) por meio de um formulário.

Segundo o Itamaraty, a Embaixada em Tel Aviv continua recebendo os dados de brasileiros interessados em repatriação e os candidatos estão sendo acomodados em listas de prioridade. O Ministério das Relações Exteriores reitera a orientação de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar.

Publicidade

"O Escritório de Representação em Ramalá segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e com as autoridades responsáveis na região. A Embaixada do Brasil no Cairo, por sua vez, segue em contato com as autoridades egípcias para verificar a viabilidade da passagem segura para o Egito dos nacionais interessados em serem retirados da Faixa de Gaza. O Governo brasileiro reitera sua recomendação de se evitar quaisquer deslocamentos não essenciais para a região", diz a pasta.

Vídeo mostra jovens fugindo após Hamas invadir rave brasileira no deserto de Israel; 260 morreram
Video Player
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações