Brigitte Bardot é multada por racismo contra nativos

Atriz francesa disse que moradores de ilha "mantiveram seus genes selvagens"

4 nov 2021 - 12h08
(atualizado às 12h14)
Brigitte Bardot
Reuters
Brigitte Bardot Reuters
Foto: Reuters

A atriz Brigitte Bardot, de 87 anos de idade, foi condenada por um tribunal francês a pagar uma multa de 20 mil euros (cerca de R$ 128 mil) por ter feito insultos racistas contra os moradores da ilha de Reunião.

Em uma carta escrita em 2019 para o então prefeito da ilha francesa, que é localizada no Oceano Índico, Bardot definiu os habitantes do território como "nativos que mantiveram seus genes selvagens".

Publicidade

Bardot ainda comparou Reunião com uma "ilha do diabo", além de afirmar que a população local era "degenerada" e "ainda imersa em tradições bárbaras".

O tribunal também multou em quatro mil euros (por volta de R$ 25,7 mil) o assessor de imprensa de Bardot, Bruno Jacquelin, tendo o acusado de "cumplicidade em ofensas públicas".

Na oportunidade, a famosa atriz francesa pediu para Jacquelin encaminhar essa carta a diversos veículos de comunicação. Nenhum deles marcaram presença na audiência do tribunal de Saint-Denis, em Paris.

Diversos políticos e associações apresentaram queixas contra Bardot, que pediu desculpas aos reunioneses, justificando o momento de fúria ao "destino trágico" dos animais da ilha.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações