Califórnia investiga possível caso de gripe aviária em trabalhador do setor de laticínios

3 out 2024 - 17h40

A Califórnia está investigando um possível caso de gripe aviária em um trabalhador do setor de laticínios que teve contato com gado leiteiro infectado, afirmou nesta quinta-feira o departamento de saúde pública do Estado.

A dispersão do vírus entre rebanhos em 14 Estados e 13 funcionários do setor apenas neste ano preocupa cientistas e autoridades federais por causa dos riscos para humanos em caso de uma futura disseminação.

Publicidade

O trabalhador teve um resultado "presumivelmente positivo" no teste para gripe aviária, e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos fará mais exames, disse em comunicado o Departamento de Saúde Pública da Califórnia.

A pessoa, que não foi identificada, teve conjuntivite  como sintoma, afirmou o departamento. Ela está recebendo tratamento com antivirais e permanece em casa, acrescentou.

O profissional infectado trabalha em uma instalação de laticínios em Central Valley, local que teve uma epidemia do vírus no gado, segundo o comunicado.

As vacas de fazendas leiteiras da Califórnia, principal Estado produtor de leite nos EUA, passaram a testar positivo para gripe aviária no final de agosto: "O risco para o público em geral continua baixo, embora pessoas que interagem com animais infectados tenham maior risco de contrair gripe aviária", afirmou o departamento.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se