O rei Charles III, que assumiu o trono britânico após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, morta no último dia 8, deixou um bilhete para a monarca que foi usado durante o cortejo fúnebre nesta segunda-feira, 19, em Londres.
O cartão é visto em meio a um buquê de flores colocado sobre o caixão de Elizabeth II, que é levado para Castelo de Windsor, onde será sepultado na Capela de São Jorge, encerrando a cerimônia de despedida da soberana que reinou o país por 70 anos.
Na mensagem, o monarca escreveu: "Em amorosa e devotada memória. Charles".
O caixão da rainha estava no Palácio de Westminster desde quarta-feira, 14, quando chegou de uma procissão vinda do Palácio de Buckingham. Desde então, vinha recebendo homenagens do público. O governo britânico acredita que mais de 750 mil pessoas passaram pelo local - há relatos de filas de mais de 8 km e até 17 horas de espera para a despedida.
Após o cortejo até a Abadia de Westminster, a cerimônia seguiu com a execução da melodia Last Post, seguida por dois minutos de silêncio e pela leitura de lições e momentos de oração.
O caixão segue, agora, em procissão até o Castelo de Windsor. Durante a noite, a rainha será sepultada junto com o duque de Edimburgo - príncipe Philip, que era marido da rainha - em ritual privado na Capela Memorial do Rei George VI.