Cessar-fogo está 'muito próximo', diz ministro israelense

Hamas disse que deu aval para o acordo relativo a Gaza

15 jan 2025 - 13h40
(atualizado às 13h54)

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa'ar disse nesta quarta-feira (15) que o acordo com o grupo fundamentalista Hamas para um cessar-fogo na Faixa de Gaza está "muito próximo".

    "Na nossa região, nada é definitivo até que seja definitivo, mas restam pouquíssimas lacunas, e minha esperança é de que seremos capazes de concluir em algumas horas", declarou o chanceler em entrevista à emissora italiana Rai1.

Publicidade

    "Se acontecer amanhã [16], teremos uma reunião de governo em Israel para votar o acordo", acrescentou Sa'ar durante visita à Itália. "É um acordo muito difícil e doloroso, mas é muito importante que nosso povo seja libertado do cativeiro. A liderança terá de decidir entre duas opções ruins, e é isso que estamos fazendo agora", ressaltou.

    O ministro ainda viajaria à Hungria nesta quinta-feira (16), porém decidiu antecipar a volta a Jerusalém para participar das discussões sobre o cessar-fogo.

    Enquanto isso, o Hamas comunicou à emissora árabe Al Jazeera que uma delegação do grupo entregou aos mediadores do Catar e do Egito a aprovação do acordo, que pode interromper uma guerra brutal que já deixou mais de 46 mil mortos em Gaza e devastou o enclave palestino.

    O conflito foi deflagrado por atentados do Hamas que fizeram 1,2 mil mortos em 7 de outubro de 2023 e provocaram um banho de sangue sem precedentes em Israel.

Publicidade

    Segundo Sa'ar, a primeira fase do pacto deve durar 42 dias, durante os quais serão libertados 34 dos quase 100 israelenses ainda mantidos em cativeiro pelo Hamas - o Exército israelense acredita que um terço já tenha morrido. O ministro, no entanto, não informou quantos prisioneiros palestinos deixarão a cadeia.

    De acordo com fontes egípcias citadas pela emissora catariana Al-Araby, a maior parte das tropas de Israel já teria até se retirado do corredor Filadélfia, faixa de terra estratégica que fica entre Gaza e o Egito, em um prenúncio de um possível cessar-fogo. .

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações