Neste sábado, Filaert, chefe da Igreja ortodoxa ucraniana, chamou o presidente russo Vladimir Putin de "novo Caim". Na Bíblia, ele é o personagem que mata seu irmão mais novo e nega o crime perante deus. A afirmação do patriarca foi publicada no site oficial da igreja.
O texto fala, sem mencionar o nome do presidente, de um "dirigente ortodoxo que diz ser irmão do povo ucraniano, mas que, por seus atos, se converteu em um novo Caim, que faz derramar o sangue dos irmãos e enreda o mundo na mentira".
"Ele diz mentiras evidentes: ao enviar mercenários que matam em nosso país, fala de um 'conflito interno' no qual não está envolvido; ao enviar à Ucrânia tropas regulares que são subordinadas suas, diz publicamente que não são", completa o texto em clara alusão a Putin. Ele ainda pede aos fiéis da igreja que "não tenham medo deste dirigente" e prediz "seu fim próximo".
O chefe da Igreja ortodoxa ucraniana é conhecido por suas opiniões veementes contra o chefe do Kremlin e "inimigo russo" desde a anexação, em março, da península ucraniana da Crimeia pela Rússia.