Chile: ave eletrocutada teria começado incêndio, diz jornal

Pássaros teriam sido eletrocutados em um poste de alta tensão, iniciando o incêndio em Valparaíso

13 abr 2014 - 21h03
(atualizado às 21h14)

Especialistas acreditam que o incêndio de dimensões descomunais em Valparaíso, no Chile, foi iniciado por dois pássaros que morreram eletrocutados em um poste de alta tensão. As informações são do jornal El Mercurio online, que disse ter ouvido fontes ligadas à investigação da causa do incêndio.

O incêndio começou neste sábado na cidade chilena e destruiu 150 casas, obrigou a evacuação de cerca de 600 pessoas e causou 11 mortes. O fogo se espalhou rapidamente com os ventos, e a presidente do Chile, Michelle Bachelet, declarou estado de exceção e área de catástrofe em Valparaíso.

Publicidade

De acordo com os especialistas, o fogo começou em um poste de uma fazenda localizada atrás do Conaf (Corporação Nacional Florestal do Chile). Ali, dois urubus foram vítimas de cabos de alta tensão, que oscilavam e se chocavam por conta do forte vento. Isto fez com que faíscas caíssem no solo onde havia folhas secas, e o fogo começou a se espalhar.

Neste momento, um funcionário do Conaf viu a fumaça saindo do poste e alertou seus superiores. Segundo o jornal, o Departamento Florestal confirmou que viu as aves no local, e uma segunda testemunha disse ter visto os cabos de alta tensão balançando com o vento. Os policiais devem continuar a investigação a partir de outras declarações e laudos da perícia para confirmar ou descartar essa hipótese.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se