No início desta quarta-feira, 21, um tufão de nome "In-Fa" no Oceano Pacífico, bem próximo das ilhas do sul do Japão e de Taiwan, causam ao mesmo tempo, rajadas de vento e chuva forte, com raios no norte de Taiwan e nas ilhas do sul do Japão.
O sistema se formou no dia 16 de julho, só que mais em alto mar, no noroeste do Oceano Pacíficico, e se tornou tufão na terça-feira (20).
Nesse momento o tufão é de categoria 2 da escala saffir-simpson, com ventos de 176km/h. A tendência é que In-Fa ganhe força enquanto caminha para o leste da China. O Tufão chegará a categoria 3 nesta quinta-feira, 22 de julho, com ventos de 195km/h.
Chuva intensa nos próximos dias
Até a terça-feira da semana que vem, 27 de julho, o tufão atingirá o leste da China, Taiwan e sul do Japão e provocará chuva intensa, raios e rajadas de vento. A previsão indica mais de 300mm de chuva acumulados nestas áreas.
Atenção também para as ondas do mar de mais de 6 metros de altura nessas localidades.
Esta intensificação do tufão se deve as temperaturas da superfície do mar na casa dos 30°C, a pouca variação do vento em altitude e devido à Oscilação Madden Julian estar na sua fase 5, e de forte intensidade, que ajuda na formação e intensificação de ciclones tropicais nesta região da Ásia.
Ressalta-se que no leste da China, em Zhengzhou, choveu intensamente nos últimos dias, pela formação de áreas de instabilidade e da circulação dos ventos em altitude. Foram mais de 600 mm entre sábado (17) e terça-feira (20), valor que representa quase a média anual de chuvas (640mm).
Chuvas torrenciais provocam 25 mortes na China
Estas tempestades quebraram recorde de 60 anos, segundo a mídia local, e infelizmente já foram contabilizadas ao menos 25 vítimas. São esperados mais de 300mm de chuva por lá, como mencionado acima, por conta da aproximação do tufão.
* Com informações da Stormgeo