Colaborador italiano de Musk exalta 'saudação romana'

Andrea Stroppa apagou a mensagem pouco depois

21 jan 2025 - 10h28
(atualizado às 12h43)

O italiano Andrea Stroppa, tido como principal colaborador de Elon Musk na Itália, exaltou a "saudação romana" feita pelo bilionário em um evento da cerimônia de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, mas depois apagou o post das redes sociais.

    "O Império Romano voltou, começando pela saudação romana", escreveu Stroppa no X. Pouco depois, ele eliminou a mensagem. "Apaguei o post ao perceber que, enquanto eu vejo Roma, vocês veem o ventennio [período fascista]", justificou.

Publicidade

    Musk atraiu críticas mundo afora por fazer duas vezes um gesto com o braço direito estendido e a mão aberta, postura similar aos infames "sieg heil" ("salve a vitória") do nazismo e à saudação romana dos fascistas.

    Apesar do nome, não há comprovação histórica de que o gesto era utilizado durante o Império Romano.

    Em reação às críticas, Musk afirmou que seus adversários "precisam de truques sujos melhores" e que é "cansativo" chamar todos de Hitler. Stroppa, por sua vez, escreveu no X que o bilionário é "autista" e que o gesto significava algo como "Quero te dar meu coração". "Elon não gosta de extremistas", acrescentou.

    Com 30 anos de idade, o italiano é especialista em segurança cibernética e colabora com o X desde 2022, período em que desenvolveu uma relação próxima com Musk.

Publicidade

    Após a prisão da jornalista italiana Cecilia Sala no Irã, Stroppa chegou a enviar uma mensagem ao bilionário para pedir a ajuda dele no caso. .

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações