Um grupo de manifestantes colombianos derrubou uma estátua do navegador e explorador italiano Cristóvão Colombo em Barranquilla nessa segunda-feira, 28.
Segundo o jornal El Heraldo, a estátua havia sido doada pela comunidade italiana na cidade em 1892 para marcar os 400 anos da descoberta da América.
O ato fez parte das manifestações contra o governo que ocorrem há meses em muitas cidades do país.
Além de derrubarem o monumento, o grupo ainda escreveu "aqui caem os assassinos" e "pelos nossos mortos" no que restou da estátua.
A ação ocorre cerca de 20 dias depois do Ministério da Cultura retirar uma estátua que representava Colombo e a rainha Isabel dos arredores do aeroporto de Bogotá. Também a obra tinha sido alvo de manifestantes, mas a polícia interveio e impediu a derrubada.
Em abril, em um protesto de membros da etnia indígena Misk derrubou a estátua do explorador espanhol Sebastián de Belalcázar em Cali.
🔴⚠️ Acaba de caer la estatua de Cristóbal Colón en la ciudad de Barranquilla.
La historia es nuestra y la hacen los pueblos. Esto es, de nuevo, una afrenta a los símbolos y las narrativas del establecimiento. ¡Y qué bonita esa Wiphala! pic.twitter.com/2BE3IxpaxT
— Andrea Vargas (@AndreavargasBAQ) June 28, 2021