A Coreia do Norte confirmou nesta quarta-feira, 29, que fez um lançamento de "sucesso" com um novo míssil supersônico Hwasong-8. O disparo havia sido denunciado por Seul nesta terça-feira, 28, mas ainda não havia informações oficiais do governo de Pyongyang.
"O lançamento mostrou que todas as técnicas específicas satisfaziam os requisitos de projeto. Isso tem um grande significado estratégico", informou a matéria veiculada pela emissora estatal KCNA. A notícia ainda aponta que o novo equipamento aumenta a capacidade de defesa do país "em mil vezes".
O veículo, porém, não informou se o ditador Kim Jong-un acompanhou o lançamento, como comumente ocorre.
Um míssil supersônico pode viajar mais de 10 vezes a velocidade do som, o que faz com que eles sejam difíceis de serem interceptados com os sistemas de defesa atuais que existem nos países da região. Com isso, aumentam os temores de que a Coreia do Norte domine tal tipo de tecnologia.
Essa é a segunda vez que Pyongyang faz um teste com um tipo novo de míssil em menos de um mês. No dia 13, eles dispararam um projétil de longo alcance. Dois dias depois, um novo lançamento de dois mísseis que caíram no Mar do Japão.
Os testes ocorrem em um momento de bastante tensão entre as duas Coreias, que voltaram a interromper as comunicações após determinação de Kim por conta de exercícios militares entre Seul e Estados Unidos.