A Coreia do Norte lançou nesta segunda-feira (2) mísseis de curto alcance próximo da costa do Mar do Leste (Mar do Japão) e prometeu "ataques impiedosos" contra os Estados Unidos e a Coreia do Sul. De acordo com o Estado-Maior de Seul, foram disparados dois mísseis, possivelmente dos modelos Scud-C ou Scud-D.
A ação coincide com a aproximação da data em que os Estados Unidos e a Coreia do Sul farão exercícios militares conjuntos na região. A operação "Key Resolve", que dura duas semanas, envolve cerca de 20 mil militares, entre eles 10 mil sul-coreados e 8,6 mil norte-americano.
O outro exercício militar, batiado de e "Foal Eagle", está programado para começar hoje e terminar em 24 de abril. A ação contra com uma série de manobras terrestres, marítimas e aéreas, e com cerca de 200 mil militares sul-coreanos e 3,7 mil norte-americanos.
Seul e Washington insistem que os exercícios são de natureza defensiva, mas Pyongyang vê como uma provocação de invasão. Esta foi a terceira vez neste ano que a Coreia do Norte disparou mísseis. Em fevereiro, foram cinco lançamentos de artilharia de curto alcance.