No último sábado (10), o rei Charles foi proclamado como o novo monarca no Reino Unido e mais 14 países da coroa britânica após a morte de Elizabeth II. Na segunda-feira (12), fez seu primeiro discurso ao Parlamento Britânico e agora segue a programação para a iniciar seu reinado.
"Diante de vocês, não posso deixar de sentir o peso da história que nos cerca e que nos lembra das tradições parlamentares vitais a que os membros das duas Câmaras se dedicam com tanto compromisso", afirmou para os representantes da Câmara dos Comuns e da Câmara dos Lordes.
Seguindo os protocolos da 'Operação Unicórnio', Charles ainda deve esperar por alguns meses para ter a coroação oficial no Reino Unido. Em primeiro lugar, é preciso esperar pelo luta da morte de Elizabeth e ainda faltam alguns preparativos. Mas, vale salientar que mesmo ainda não tendo a oficilização, Charles já pode ''agir'' como rei.
Em uma de suas primeiras ações como rei, Charles tornou Camilla como rainha consorte e já tem trabalho em algumas mudanças em seu reinado. Elizabeth terá seu velório realizado no próximo dia 19 Abadia de Westminster, no centro de Londres.