Corpo de brasileiro é encontrado em Israel; ele estava em rave durante ataque do Hamas

Ranani Glazer, de 23 anos, participava da festa Universo Paralello, próximo à Gaza

9 out 2023 - 22h52
(atualizado em 10/10/2023 às 09h42)
Brasileiro encontrado morto em Israel gravou vídeo em bunker após ataque: 'Cena de filme'
Video Player

O corpo do brasileiro Ranani Glazer, de 23 anos, foi encontrado. Ele estava desaparecido desde o último sábado, 7, quando participava de uma festa rave que foi atacada pelo Hamas na invasão a Israel. A informação da morte foi confirmada por familiares ao jornal Folha de S.Paulo na noite desta segunda-feira, 9.

"O Exército de Israel foi até a casa do meu irmão, pai do Ranani, que também mora em Israel. É tudo o que sabemos", disse a tia de Ranani, Karen Glazer.

Publicidade
Ranani estava desaparecido desde o último sábado, 07
Ranani estava desaparecido desde o último sábado, 07
Foto: Reprodução/Instagram

Ranani estava acompanhado de sua namorada, Rafaela Treistman, e do amigo Rafael Zimerman, ambos brasileiros. Os três chegaram a fugir do local da festa e se enconderam em um abrigo. Porém, quando deixaram o esconderijo, Rafaela e Rafael não sabiam onde estava Ranani.

Antes de desaparecer, ele fez um vídeo em um refúgio atacado pelo Hamas. "No meio da rave, a gente parou num bunker. Começou a guerra em Israel, pelo menos a gente está num bunker", relatou.

Em nota divulgada na manhã desta terça-feira, 10, o Ministério de Relações Exteriores lamentou a morte do brasileiro e demonsotrou solidariedade à família e aos amigos do rapaz. Além disso, reiterou que repudia todos os atos de violência, sobretudo contra civis. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compartilhou a nota do Itamaraty em seu perfil nas redes sociais. 

Publicidade

Namorada contou experiência

Em uma entrevista à CNN, Rafaela Treistman relembrou o que viveu. Ao lado de um amigo, o casal passou a procurar um bunker. Por causa da superlotação no local de proteção, Rafaela disse que não era possível 'se mexer'.

Vídeo mostra sobreviventes do festival de música após ataque do Hamas
Video Player

"Fomos para uma estrada e vimos que em um ponto de ônibus tinha um bunker. Aí a gente achou que ia ficar tudo bem, já que no bunker os mísseis não seriam problemas. Mas começou a entupir de gente o bunker. Não sei dizer quantas, só não dava para se mexer", afirmou.

A situação se agravou quando inúmeras bombas de gás foram lançadas contra o bunker. Ela disse que eles se defenderam com os corpos das pessoas que ali faleceram.

"Havia vários feridos e mortos dentro do bunker. Não tínhamos como sair, tentando ligar para a polícia. Se defendendo literalmente com os corpos das pessoas que morreram", conta.

Publicidade

Desorientada, ela não viu Rannani e não sabia se ele tinha conseguido se levantar e ir embora. Com a chegada das autoridades, ela deixou o bunker com o amigo, entretanto, não encontrou o namorado.

Entenda o conflito envolvendo Israel, Palestina e Hamas Entenda o conflito envolvendo Israel, Palestina e Hamas

"Eu não lembro direito das coisas. Sei que em uma hora ele estava comigo, estávamos em um canto, abraçados, e em outra hora ele não estava mais. Eu estava tão desorientada que perguntava para uma menina que estava do meu lado 'Ranani, é você?'. E ela não respondia", explicou ela.

*Com informações de Ansa.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se