A lista oficial de sintomas da covid foi ampliada no Reino Unido e passou a abarcar outros nove sinais de infecção pelo coronavírus.
A agência britânica de saúde agora considera que dor de garganta, dores musculares e diarreia também podem ser sintomas da covid-19.
Antes da atualização, esses eram os três sintomas para covid-19 reconhecidos pelas autoridades britânicas:
- febre
- tosse nova e contínua
- perda do paladar ou olfato
Desde o início da pandemia, porém, já se sabia que esse trio de sintomas era apenas a ponta do iceberg. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros países, entre os quais o Brasil, já adotavam uma lista mais extensa de sintomas.
O Ministério da Saúde brasileiro, por exemplo, diz em seu site que a covid é caracterizada pela "presença de sintomas não específicos, como tosse, dor de garganta ou coriza, seguido ou não de anosmia (perda de olfato), augesia (perda do paladar), diarreia, dor abdominal, febre, calafrios, mialgia (dor muscular), fadiga e/ou cefaleia (dor de cabeça)".
No Reino Unido, a lista dos sintomas oficiais era levada em conta ao se decidir quem deveria fazer o teste de covid.
Já se sabia que a doença poderia causar dor de cabeça, por exemplo, mas quem apresentasse somente esse sintoma não necessariamente era testado, já que há muitas outras causas para o problema.
Agora, a lista oficial de sintomas para covid no Reino Unido incorporou outros nove itens:
- falta de ar
- cansaço ou exaustão
- dores no corpo
- dor de cabeça
- garganta inflamada
- nariz entupido ou escorrendo
- perda de apetite
- diarreia
- enjoo
As infecções por covid estão em alta no Reino Unido - mais de 4,9 milhões de pessoas testaram positivo para o vírus na última semana, segundo a agência britânica oficial de estatísticas. Isso equivale a um em cada 13 habitantes no país.
Mais de 165 mil pessoas morreram de covid no Reino Unido desde o início da pandemia.