Uma organização sem fins lucrativos está ensinando crianças na região rural da Colômbia a identificar minas terrestres enterradas perto de suas comunidades por grupos de guerrilha durante a longa guerra civil do país.
Desde 2013, a Fundação HALO Trust criou programas para desativar as minas antipessoais nas regiões de Antioquia, Meta, Tolima, Cauca, Valle del Cauca, Nariño e Putumayo. Até agora, eles foram capazes de declarar 900 terrenos livres de minas. Eles também ensinam crianças e suas comunidades sobre os riscos das minas, como identificá-las e o que fazer caso as encontrem.
"Os mais jovens não sabem como identificar corretamente artefatos explosivos. Isso sempre foi e continua sendo uma preocupação", afirmou a líder da comunidade Juliana Arango.
Segundo a Fundação HALO Trust, desde 1990, cerca de 12.000 pessoas foram feridas ou morreram na Colômbia por causa de explosivos não detonados.
"Tentamos… criar um ambiente seguro às comunidades, para reduzir o problema das minas antipessoais e também reduzir os acidentes que elas causam", afirmou Juan José Granada, que trabalha para a HALO Trust.