A Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, abandonou uma reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU nessa terça-feira, 25, em um ato de protesto contra o regime da Venezuela. A 'retirada' aconteceu durante o discurso da delegação venezuelana em Genebra, na Suíça. Um vídeo gravado pela assessoria de comunicação do Ministério mostra o momento do protesto (veja abaixo).
Na segunda-feira, 24, a ministra já havia criticado "as persistentes e sérias violações de direitos humanos cometidas na Venezuela" durante o seu discurso oficial.
"Estamos particularmente preocupados com as centenas de crianças que chegam desacompanhadas ao Brasil. Elas precisam de uma perspectiva de vida livre e saudável, algo que lhes foi violentamente retirado pelo regime ilegítimo e autoritário de Nicolás Maduro", disse em seu discurso.
Damares também destacou medidas tomadas pelo governo brasileiro com relação ao país vizinho. Segundo a ministra, mais de 1 milhão de atendimentos emergenciais a venezuelanos na fronteira e o status de refugiado foi facilitado a quem cruza a fronteira.
Outra iniciativa destacada foi a Missão de Verificação de Fatos, criada em setembro de 2019, que segundo Damares investiga "denúncias de execuções extrajudiciais, desaparecimentos forçados, detenções arbitrárias, tortura e outros tratamentos cruéis e desumanos na Venezuela."