A principal deputada democrata no Comitê de Dotações da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos disse nesta sexta-feira que republicanos do Congresso estão protegendo projetos de Elon Musk na China, ignorando dispositivos que restringiam os investimentos norte-americanos no país.
A deputada Rosa DeLauro afirmou em carta que Musk, CEO da montadora de carros elétricos Tesla, pode ter mudado o processo de financiamento do governo para remover um dispositivo que regulava os investimentos dos EUA em solo chinês, dados seus "amplos investimentos em setores-chave na China e seus laços pessoais com a liderança do Partido Comunista Chinês, questionando o verdadeiro motivo da oposição de Musk ao acordo original de financiamento".
A Tesla não respondeu imediatamente aos pedidos para que comentasse sobre o tema. Nesta sexta-feira, Musk publicou uma série de críticas contra DeLauro no X, incluindo uma publicação que dizia que ela "precisa ser expulsa do Congresso!".
O presidente eleito norte-americano, Donald Trump, nomeou o bilionário Musk como cochefe de um projeto para cortar gastos do governo. Musk ajudou a liderar a oposição online a um projeto de lei que incluiria restrições a investimentos na China.
"Os investimentos de Musk na China e seus laços com o Partido Comunista Chinês só cresceram nos últimos anos, com a fábrica da Tesla em Xangai sendo responsável por cerca de 50% da produção mundial de carros da Tesla", disse DeLauro.
Quase um quarto da receita global da Tesla em 2023 veio das vendas de veículos fabricados em Xangai, afirmou DeLauro, acrescentando que a Tesla iniciou a construção de uma planta que custará 200 milhões de dólares, na China, para fabricar baterias cruciais para a cadeia de suprimentos de veículos elétricos.