Deputados chilenos apresentam projeto para tornar obrigatória vacinação contra coronavírus

5 jan 2021 - 19h24

Deputados chilenos apresentaram nesta terça-feira ao Congresso um projeto de lei para que a imunização contra o coronavírus seja obrigatória, enquanto o Chile começou a aplicar a vacina em profissionais de saúde nas regiões mais afetadas pelo vírus no país. 

Enfermeira prepara dose de vacina contra coronavírus da Pfizer/BioNTech em hospital de Santiago, no Chile
24/12/2020
REUTERS/Ivan Alvarado/File Photo
Enfermeira prepara dose de vacina contra coronavírus da Pfizer/BioNTech em hospital de Santiago, no Chile 24/12/2020 REUTERS/Ivan Alvarado/File Photo
Foto: Reuters

Os parlamentares Gabriel Silber, Víctor Torres, Daniel Verdessi e Matías Walker, membros do partido de oposição Democracia Cristã, buscam mudar um artigo do Código Sanitário do país que estabelece processos obrigatórios de vacinação contra certas doenças, entre elas varíola e coqueluche. 

Publicidade

"Queremos que esta vacina seja incluída na lista de vacinas obrigatórias já existente no nosso país", disse Silber.

Segundo o parlamentar, "especialistas apontaram que para conseguir algum nível de segurança nesta pandemia é necessário atingir a imunidade de rebanho, e para isso seria preciso vacinar cerca de 80% da população". 

No início da semana, o ministro da Saúde, Enrique Paris, disse que respeitava a ideia dos deputados e que o governo vai opinar sobre o assunto no Congresso. "Mas, por ora, essa é uma notícia em andamento. Devo ler o projeto e consultar meus assessores", afirmou. 

Uma pesquisa da Ipsos do início de dezembro apontou que 7 a cada 10 chilenos estão dispostos a se vacinar. 

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações