A ex-presidente da República Dilma Rousseff se reuniu com o presidente da Rússia, Vladmir Putin, em São Petesburgo, na Rússia, nesta quarta-feira, 26. Ela está no país para discursar na Cúpula Rússia-África na condição de presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como banco dos Brics. Além de Putin, ela também deve se reunir com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.
Em nota divulgada nas redes sociais, Dilma ressaltou que o banco dos Brics não considera novos projetos na Rússia devido às sanções relacionadas à guerra com a Ucrânia. "Quaisquer especulações sobre projetos na Rússia são infundadas", disse Dilma.
Ainda segundo o comunicado, o objetivo da visita é discutir a próxima Cúpula dos Brics. "Tanto no encontro com os presidentes da Rússia e da África do Sul, Dilma Rousseff vai discutir a próxima Cúpula dos Brics, que será realizada na África do Sul, tratando de temas como a expansão de membros do NDB e outros assuntos", concluiu.
A próxima Cúpula dos Brics vai ser realizada entre os dias 22 e 24 de agosto na África do Sul.
DILMA RECEBIDA POR PUTIN EM MOSCOVO
🇷🇺🇧🇷🇨🇳🇮🇳🇿🇦 O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco multilateral criado pelos países BRICS, não está a considerar novos projectos na Rússia, uma vez que opera de acordo com as restrições impostas nos mercados financeiros e de capitais,… pic.twitter.com/4X2H0O0NYM
— geopol.pt (@GeopolPt) July 26, 2023