Dirigente do Hamas se diz 'honrado' por declarações de Lula sobre ataques de Israel em Gaza; assista

Basem Naim agradeceu governo brasileiro e presidente Lula por manifestação de apoio à Palestina

5 mar 2024 - 13h11
Dirigente do Hamas se diz 'honrado' por declarações de Lula sobre ataques de Israel em Gaza
Video Player

O chefe de relações políticas e internacionais do Hamas, Basem Naim, disse em um vídeo que se sentiu “honrado” pela declaração do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se manifestou recentemente em apoio à causa palestina.

O dirigente do Hamas afirmou no vídeo, que foi transmitido para a conferência nacional do Partido da Causa Operária (PCO), que o grupo responsável pelo ataque a Israel em 7 de outubro de 2023 ficou contente pelas declarações do governo brasileiro.

Publicidade

“Hoje, estou falando para a audiência dessa conferência em um dos maiores Estados, de um dos maiores países do mundo, uma nação em ascensão, Brasil, que é um país amigo dos palestinos, apoiador da causa palestina. E estamos muito honrados por todas as declarações recentes dos funcionários do governo, particularmente as declarações do presidente Lula sobre seu compromisso e sua postura corajosa de apoiar a causa palestina e, especificamente, exigir um cessar-fogo para parar essa agressão contra nosso povo”, afirmou Basem Naim.

Basem Naim disse que aguarda para comemorar a “liberdade da Palestina” junto do Brasil e de outros países aliados.

“Esperamos o dia em que estaremos na Palestina com todos os nossos amigos ao redor do mundo, incluindo nossos amigos e companheiros do Brasil para celebrar a liberdade da Palestina. E penso que será em breve. Mas, até chegarmos a esse momento, temos que fazer nosso dever de casa”, afirma Naim. “Estamos no solo, estamos lutando, estamos firmes, estamos comprometidos com nossa causa. Mas, também queremos o apoio de todos os nossos amigos ao redor do mundo, em particular, no grande e amado Brasil”, continuou.

Lula cita 'carnificina' e faz apelo por fim do 'genocídio' em Gaza ao Conselho de Segurança da ONU
Video Player

O Brasil enfrenta uma crise diplomática com Israel após falas polêmicas do presidente Lula com relação às ações das Forças Armadas Israelenses na Faixa de Gaza. No dia 18 de fevereiro, em uma entrevista coletiva na Etiópia, Lula criticou Israel pela matança de palestinos durante os ataques em Gaza. Ele ainda comparou a morte de palestinos ao Holocausto na Alemanha sob regime nazista, entre 1933 e 1945.

Publicidade

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”, declarou o presidente.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações