Doença no Congo pode ser conjunção de gripe e outros vírus

Sars-CoV-2 e rinovírus também foram encontrados em infectados

23 dez 2024 - 13h22
(atualizado às 13h44)

O governo da República Democrática do Congo apontou a gripe relacionada a outros vírus, como o Sars-CoV-2, como uma nova hipótese para a doença misteriosa que tem atingido a região de Panzi, no sudoeste do país, desde outubro.

    "Trata-se de uma gripe que foi formalmente identificada", afirmou o porta-voz do governo, Patrick Muyaya, citado pela imprensa local.

Publicidade

    De acordo com ele, as últimas pesquisas sobre o caso mostram que cerca de 28% das análises tiveram resultado positivo para a gripe. Em muitas amostras, os vírus Sars-CoV-2 (causador da Covid-19) e rinovírus (HRV) também estavam presentes.

    Nos últimos dias, em uma coletiva de imprensa do Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), especialistas indicaram duas hipóteses para a doença. A primeira seria uma forma grave de malária que surge em pessoas em situação de desnutrição e com infecção viral. Já a segunda seria o contrário: uma infecção viral que se sobrepõe a um caso de malária e desnutrição.

    Até o momento, a doença já infectou mais de 600 pessoas e provocou cerca de 40 mortes na República Democrática do Congo.

    .

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações