O presidente Donald Trump, de 78 anos, se muda para a Casa Branca a partir desta segunda-feira, 20, onde foi recebido por Joe Biden com um chá de boas-vindas. A residência é morada dos chefes de Estado do País desde 1800. Trump toma posse como presidente dos EUA pela segunda vez.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Localizada em Washington, no Distrito de Columbia, a Casa Branca é uma das construções mais famosas do mundo. Ela já foi retratada em séries, filmes e em diferentes meios de expressão artística.
Por motivos de segurança, ela nunca teve sua planta por completa divulgada. Entretanto, ao que se sabe, a Casa Branca contempla seis andares, 132 quartos, 35 banheiros, duas piscinas, sala de cinema e uma rede de túneis subterrâneos que conecta os moradores e funcionários a diferentes alas do prédio.
Os túneis, dados como 'secretos', pois não são de acesso público, também servem como rotas de evacuação e dão acesso aos bunkers, os famosos abrigos antibombas, construção comum nos EUA.
Casa Branca: conheça a mansão do poder
O terreno onde fica a Casa Branca, conforme o site oficial do governo norte-americano, foi escolhido em 1791 pelo primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington. O projeto foi realizado pelo arquiteto irlandês James Hoban e a obra levou cerca de oito anos para ser concluída. Quando a mansão ficou pronta, a capital foi transferida da Filadélfia para a Pensilvânia, onde permanece até hoje.
Ao longo dos anos, a mansão passou por momentos de tensão. Em 1814, durante a Guerra Anglo-Americana, os britânicos atearam fogo na residência. Desde então, o imóvel passou por duas grandes renovações. Foi em uma delas que foi construído o famoso Salão Oval, escritório oficial do presidente.
Atualmente, o complexo inclui, além da residência do presidente, a Ala Oeste, a Ala Leste e o Edifício de Escritórios Executivos Eisenhower, que acomoda as equipes chefe de Estado e de seu vice. Ainda há na propriedade a Blair House, que é uma casa de hóspedes usada para receber autoridades internacionais.
A Casa Branca tem túneis secretos?
Em 1950, durante uma das reformas, um túnel foi construído para conectar a ala oeste à leste, dando também acesso a um bunker, que ficou conhecido como Centro de Operações de Emergência Presidencial. O objetivo era que o cômodo protegesse o presidente em caso de ameaça nuclear.
Em 1987, Ronald Reagan ordenou a construção de outro túnel com intuito de proteger o chefe de Estado de possíveis ataques terroristas. Ao que se sabe, a passagem sai do Salão Oval e termina próximo a um elevador de uso exclusivo do presidente.
Há rumores de túneis que conectam a Casa Branca ao Capitólio, à Blair House, a residência do vice-presidente, ao Pentágono e até mesmo a Camp David, casa de campo do chefe de Estado. Mas nada disso foi confirmado pelo governo norte-americano.