O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, telefonou nesta terça-feira (15) para o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para demonstrar apoio ao governo do país, informou o mandatário.
"Com o premiê Mario Draghi nós discutimos diversos desafios da segurança que enfrentam a Ucrânia e a Europa. Nós tivemos uma troca de opiniões sobre a intensificação do trabalho de todas as negociações formais e sobre o desbloqueio do processo de paz. Agradeço o apoio da Itália à Ucrânia", escreveu em uma postagem nas redes sociais.
A conversa ocorre no mesmo dia em que o ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, está em Kiev para reuniões de intermediação da crise ucraniana.
Segundo nota divulgada pela Farnesina, a visita é para "favorecer o afastamento das tensões nas fronteiras entre Rússia e Ucrânia, em coordenação estreita com os parceiros da UE e aliados da Otan".
"Ao mesmo tempo, confirmará o convicto apoio italiano a cada esforço negociador, tanto no quadro dos Acordos de Minsk e do formato Normandia, ao fim de preservar a estabilidade e chegar a uma composição pacífica e duradoura do confronto em curso", ressaltou o comunicado. .