Duas pessoas foram presas enquanto tentavam atravessar a fronteira entre Bulgária e Turquia com um carro furtado da embaixada brasileira em Sófia, capital búlgara, nesta quinta-feira, 26. De acordo com a imprensa local, a dupla transportava 55 kg de cocaína e foi detida por tráfico de drogas. Em nota ao Terra, o Itamaraty confirmou o furto do veículo diplomático e afirmou colaborar nas investigações com os governos locais.
Os criminosos foram abordados enquanto tentavam atravessar a fronteira pelo posto de Kapikule, que marca a fronteira com a Turquia. Foi então que os policiais encontraram a droga escondida em diversas partes do carro oficial brasileiro, conforme noticiado pelo portal 24 Chasa.
O responsável por furtar o veículo diplomático, segundo o Itamaraty, é um funcionário local contratado de nacionalidade búlgara. O crime não envolveu qualquer integrante do Serviço Exterior Brasileiro e o criminoso foi demitido por justa causa, informou o órgão.
"O Ministério das Relações Exteriores, por meio das Embaixadas do Brasil em Sófia e em Ancara, está em contato com autoridades locais, colabora com as investigações e espera que o crime seja apurado prontamente". Mais cedo, a embaixada em Sófia confirmou o furto, sem fazer menção ao uso do veículo para o tráfico de drogas.